Não perca tempo, faça já a sua matrícula!

Pesquise Aqui!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Qual a diferença entre Aferição e Calibração?

Até o ano de 1995 eram utilizados os termos Aferição e Calibração com sentidos diferentes. Por aferição entendia-se a comparação entre os valores gerados por um padrão de referência e o valor efetivamente medido pelo instrumento sob análise.
Por outro lado, a calibração era o ato de abrir o instrumento e proceder a uma possível manutenção, colocando o instrumento em condições metrológicas adequadas, ou seja, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo fabricante e posteriormente, era realizada a aferição em laboratório, por técnico qualificado.
A partir de 1996, houve uma adequação dos termos, onde estes passaram por uma revisão no VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia.
Atualmente, onde entendia-se por “Aferição” passou a utilizar o termo “Calibração”, e conseqüentemente, o termo “Calibração”, foi substituído por “Ajuste”.
Resumindo, em se tratando de uma calibração, estamos nos referindo ao ato de comparação entre as leituras e valores gerados pelo instrumento padrão (VVC) com o Instrumento sob Teste (VI), ao passo que um “Ajuste” corresponde a intervenção corretiva ou manutenção do instrumento que apresentou erros de amplitudes elevadas, observadas durante o processo de calibração.
Notas:
1) VI (Valor das leituras obtidas no instrumentos sob teste)
2) VVC (Valor Verdadeiro Convencional)

8 comentários:

  1. nâo é isso não. é melhor ver a portaria Inmetro 102 de 10jun1998.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, conforme VIM.

    ResponderExcluir
  3. Isso etá errado.

    "Aferir" é verificar quanto um aparelho de medição se afasta de um padrão pré estabelecido.

    "Calibrar" é eliminar este desvio, através de ajustes no equipamento, para que seu aperelho meça exatamente o que o padrão determina.

    Para maiores informações
    Verificar no site INMETRO portaria nº102

    ResponderExcluir
  4. Preciso de uma calibracao urgente em Belo Horizonte. Obrigada, era o que eu procurava

    ResponderExcluir