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terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Validação dos Resultados da Calibração

A análise dos resultados do certificado de calibração, deve ser feita comparando-se o Emáx. (erro máximo) do equipamento calibrado com base no critério de aceitação, conforme definido no Plano de Calibração.

Onde, o Emáx é obtido através da somatória do módulo do erro, com a incerteza de medição. Vejamos o exemplo a baixo:

|Emáx| = | erro| + |incerteza|

|Emáx| = |-1,00mm|+|0,25mm|

|Emáx| = 1,25mm

A validação do certificado é realizada, verificando se o resultado satisfaz a condição a seguir:

Emáx <= LEA

Onde: LEA = Limite de Erro Admissível (incerteza/exatidão especificada pelo fabricante ou tolerância do processo.

Se a condição acima for verdadeira, o equipamento está aprovado e liberado para uso, caso contrário, quando Emáx > LEA o mesmo está reprovado.

Após a análise dos resultados, devemos indicar a situação do equipamento (APROVADO ou REPROVADO) em software ou planilha de controle e no certificado de calibração, ou mesmo, utilizando-se um carimbo para comprovação de sua validação.

Se houver reprovação do equipamento, devemos segregá-lo e identificá-lo, utilizando-se de uma etiqueta apropriada para indicar sua situação.

Após a identificação, podemos tomar a decisão quanto ao equipamento reprovado, podendo ser:

  • Descarte do equipamento;
  • Ajuste ou manutenção;

Obs.: Neste caso, após o ajuste ou manutenção, o equipamento deve ser
novamente calibrado.

  • Remanejamento para outro setor de uso; ou
  • Adequação do critério de aceitação.

2 comentários:

  1. Edivaldo, quando não há normativa para controlar o LEA de um equipamento, deve-se usar as orientaçoes do fabricantes? E quando elas não são claras no manual? O que fazer?

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  2. Olá! Não necessariamente deve se usar o do fabricante, pois quem define os parâmetros (LEA) é a organização, salvo quando existe uma legislação aplicável ou requisito de cliente. Se a organização decidir utilizar um parâmetro menos restritivo que o do fabricante, deverá a organização evidenciar que essa flexibilização não irá interferir no nível de qualidade do produto ou serviço prestado.

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