Não perca tempo, faça já a sua matrícula!

Pesquise Aqui!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Por que devemos calibrar os instrumentos de medição e quais são as vantagens para as empresas?


Segundo o vocabulário internacional é o conjunto de operações que estabelece, sob condições específicas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.

Logo, por meio da calibração, compara-se um determinado instrumento ou equipamento com um padrão (melhores características metrológicas), sob condições especificadas, como por exemplo: o controle da pressão, umidade relativa do ar, temperatura, dureza, entre outras grandezas. A partir da calibração, pode-se conhecer o comportamento do instrumento ou do equipamento, quantificando os erros sistemáticos que o mesmo apresenta.

2 comentários:

  1. É importante destacar que a calibração é obrigatória por lei em empresas. Destaco também que calibrando os instrumentos, erros são evitados, sendo acidentes evitados também. Escolher uma confiável Empresa de Calibração de Instrumentos é crucial.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, é muito importante que todos saibam a importância da calibração de instrumentos.

    ResponderExcluir